Novo site

Aviso importante!

Meu blog mudou para um novo endereço: textosecteto.com.br.

#>>> CLIQUE AQUI <<<# e conheça o novo site!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Explicando melhor

O blog oficial da Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS) postou durante algumas horas hoje um de meus artigos aqui do blog texto_secreto. Deu uma baita confusão. Muita gente parece não ter entendido o meu estilo seco de escrever. O post em questão foi "A Grande Discussão" e um trecho em especial causou furor entre os frequentadores daquele blog:

"Os eventos recentes no Rio de Janeiro vão, provavelmente, levantar muita discussão. Um dos motivos é óbvio: a questão dos direitos humanos. Depois que o ímpeto dos soldados do tráfico diminuir, quando eles perceberem que perderam a "parada”, vão levantar as mãos, jogar as armas no chão e posarão de vítimas. Os policiais, ainda sob o forte efeito do estresse do combate, vão descer a lenha. Ativistas dos direitos humanos vão lascar a ripa em cima dos policiais e perderemos a chance de dar um forte baque no crime organizado."

Teve gente que achou que eu estava defendendo o extermínio de traficantes no Rio de Janeiro. Não é verdade. O texto é direto, narrando eventos que "deverão" acontecer, independentemente da vontade de qualquer um.

Mas acho que cabe uma explicação sobre o trecho "perderemos a chance de dar um forte baque no crime organizado"

Não estou dizendo que o baque será o extermínio, mais uma vez. O que disse é que a partir do momento em que ativistas, imprensa e sei lá mais quem cair de pau em cima das forças do Estado por causa dessas mortes a ação perderá força, será desvirtuada, como já aconteceu outras vezes. Por isso citei que "Ativistas dos direitos humanos vão lascar a ripa em cima dos policiais". Ou alguém imaginou que eu disse que os ativistas exterminariam os policiais?

Opinião todo mundo tem, mas acho que é uma questão de lógica julgar que essa ação, nesse momento, precisa ser executada com a força necessária para sustar o poderio dos traficantes, e seguir adiante com a intensidade suficiente para desestimular de uma vez por todas a adesão ao tráfico. E ainda mais, como disse em outro post: sufocar o crime organizado para que ele, na tentativa de conseguir "mais ar", acabe colocando a cabeça para fora.

Isso seria exatamente o ato dos "mandantes" verdadeiros acabarem se expondo, porque está claro, há muito tempo, que os chefões do crime organizado no Brasil não estão nos morros cariocas. Até mesmo porque o crime organizado no Brasil não se resume ao tráfico de drogas no Rio.

Mas a verdade é que seja no Brasil, na França ou nos Estados Unidos, os grandes chefões do crime organizado estão muito bem blindados. Não é fácil levantar provas e muito menos condenar. Mas uma coisa é verdade: quando são presos, geralmente não recebem a polícia à bala. Vide o caso da prisão do Daniel Dantas, não é verdade?

Espero que as coisas fiquem mais claras assim.

3 comentários:

  1. Cara, fiz uma defesa do teu discurso contra os bichos-grilos lá no blog deles. Nunca vi tanta ingenuidade, irmão.

    ResponderExcluir
  2. Descobri seu blog num comentário seu lá no Bule. O humanismo/secularismo no Bule é apenas uma fachada, o site está repleto de posts pelegos.
    Sem dúvida você aborda o tema com mais propriedade.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado, Milton. eu pus meu último comentário lá. Eles deturparam meu texto para me tomar como defensor de extermínio, achei isso muito ruim, mas vi que a discussão é infrutífera. Caso goste, divulgue este blog. Abraços

    ResponderExcluir