domingo, 7 de setembro de 2014

Dia da Pátria não é Dia do Governo


Hoje é um dia que deveria estimular a reflexão.
Dia da Pátria. Dia para a gente (brasileiros) tentar aprender separar Pátria de Governo. Na escola estudei isso, nos anos 1970. Mas acontece que com o finalzinho da Ditadura Militar as pessoas foram levadas a acreditar que Pátria e Governo era a mesma coisa. A revolta com o governo levava à revolta contra a Pátria. Isso de forma bastante insuflada, bastante estimulada. Lembro que em 2009 algumas cidades brasileiras ainda estavam voltando a realizar desfiles de 7 de Setembro, depois de terem abolido após a queda da Ditadura.
Mas o que a Pátria tem a ver com o governo?
As gerações de apátridas que vemos por aí, as gerações que acham que ser patriota é careta, que ser patriota é burrice, que ser patriota é reacionário, são muito parecidas com as gerações de corruptos que estamos vendo pipocar por aí. Porque são apátridas os corruptos que olham o país apenas como um meio de encherem os bolsos de dinheiro. Que olham as empresas públicas e o dinheiro de impostos como se fossem deles.
Se a grande maioria de nós visse esse dia, hoje, da forma como deveria ser visto, teríamos mais gente para defender o valor mais primitivo, mais primeiro, mais uno desse grupo de pessoas que vive e nasce e morre sobre o mesmo território.
Se não cuidarmos desse país como se fosse nossa Pátria, de verdade, não precisaremos temer inimigos externos, nunca. Seremos nós mesmos a dilapidarmos, a extorquirmos e a ceifarmos todas as nossas possibilidades de nos tornarmos o grande país que somos.
Caramba, com todo o roubo, com toda a corrupção, com tudo que sofremos, ainda estamos de pé, crescendo APESAR de governos corruptos, de MÁFIAS interpartidárias, IMAGINE SE DERMOS CABO dessa corja?
Imaginemos como estaríamos se tivéssemos 10 anos de folga desses e dessas corruptas. Apenas 10 anos de folga, se nos dessem!!!!!
Imaginem se nos livrarmos para sempre da ameaça da corrupção!

Temos como fazer isso. Cabe a cada um pensar no seu papel.