Novo site

Aviso importante!

Meu blog mudou para um novo endereço: textosecteto.com.br.

#>>> CLIQUE AQUI <<<# e conheça o novo site!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Informações e contra informações em Missão Pré-Sal 2025


Missão Pré-Sal 2025
Romance de espionagem de Vivianne Gebber
Editora Record, 2015


O primeiro romance de um autor, em geral, é uma obra que revela uma transição bastante clara. Uma pessoa deixa de ser mera leitora, e se transforma em contadora de histórias. Missão Pré-Sal 2025 é a obra de transição da advogada Vivianne Geber. Militar da Marinha de Guerra do Brasil e fã de Tom Clancy e Frederick Forsyth, entre outros, Vivianne tem uma trajetória muito parecida com a de muitos autores iniciantes ou ainda não publicados. Dividida entre as vidas pessoal, profissional, e o desejo de contar uma história, a militar administrou seu tempo livre e começou a escrever sem saber ao certo onde iria chegar.
Com o original pronto no computador, passou a procurar editoras e agentes literários. Deparou-se com uma agente que - de cara - aprovou seu projeto e comprou a briga. Em pouco tempo, Vivianne deixava ser unicamente leitora e tornou-se autora de um romance de espionagem publicado pela Record.
Missão Pré-Sal 2025 é resultado de trabalho de pesquisa, vivências pessoais na Marinha de Guerra e no Exterior, e - principalmente - do esforço de tecer uma trama, que é o ofício do escritor. No romance, Vivianne conta a história de um oficial da Marinha, Rodolfo Ruppel, enviado para a Inglaterra com uma dupla missão: a oficial, relacionada à aquisição de tecnologia naval dentro de um acordo comercial, e uma missão encoberta.

Ruppel tem que evitar que um projeto secreto de um submarino vá parar em mãos de empresas que possam - de uma tacada só - inutilizar um segredo de um projeto militar inovador completamente brasileiro e, ainda por cima, lucrar rios de dinheiro com isso. Mas onde está esse projeto? Quem fez com que tais esquemas vazassem dos centros de pesquisa da Marinha Brasileira?
Vivianne Geber procura enredar o leitor em um jogo em que informações são reveladas em um momento para - em seguida - serem questionadas. A intenção, como autora de romance de espionagem, é usar a dissimulação para que o leitor se questione acerca da verdade.
O que é realidade nas operações em que Ruppel está envolvido? Seus superiores estão dizendo a verdade? Seu contato na Inglaterra é confiável?

LEIA A RESENHA COMPLETA E ENTREVISTA COM A AUTORA:
http://textosecreto.wix.com/editoratextosecreto#!Informa%C3%A7%C3%B5es-e-contra-informa%C3%A7%C3%B5es-em-Miss%C3%A3o-Pr%C3%A9Sal-2025/cu6k/56d50be00cf20d226f193452

Uma operação do SNI no Chifre da África

Saddam Hussein precisava de material físsil. Em seus planos estava a construção de uma bomba nuclear. O Brasil fornecia o que o Iraque precisava, mas interesses estrangeiros começam a pressionar o país. O governo militar busca um meio de burlar a vigilância a Agência Internacional de Energia Nuclear e incumbe seu serviço secreto, o SNI, de criar uma frente africana para fornecimento de urânio para o seu cliente do Oriente Médio.

A guerra entre Etiópia e Somália chegava ao fim. Centenas de órfãos de famílias somalis em território etíope são entregues a uma missão religiosa. Marie Helene, uma das missionárias, assume para si a responsabilidade de levar as crianças para encontrar seus familiares, na Somália. Uma guerrilha etíope, para os quais a guerra ainda não acabou, não concorda com a decisão dos religiosos.
Ao mesmo tempo, na Somália, agentes do SNI chegam no país com a missão de prospectar urânio para entregar, sem que ninguém saiba, ao governo de Saddam Hussein.
Agentes do Mossad são infiltrados na região com o objetivo de frustrar os planos dos brasileiros. Para isso, eles vão fazer o que for necessário, mesmo que isso signifique bater de frente com o agente local da CIA ou usar a população local contra os brasileiros.
Durante um vôo sobre a fronteira entre Somália e Etiópia, para levantar dados para a mineração de urânio, um incidente militar coloca os espiões brasileiros em confronto direto com os israelenses e uma milícia etíope prestes a executar os órfãos que Marie Helene tenta, desesperadamente, salvar.
É a hora dos espiões decidirem em qual guerra vão realmente lutar.
Este é o enredo de Fronteira, romance de espionagem publicado em 2009.

Espionagem, guerra e caça ao tesouro no Iraque

Imagine um local onde ao cavar seu quintal para instalar uma piscina, você corre o risco de encontrar um tesouro arqueológico. Esse lugar existe.

No início dos anos 80, um grupo de brasileiros foi para esse lugar participar da construção de uma usina nuclear. A obra ia de vento em popa, quando aviões israelenses lançaram toneladas e explosivos no local.
Quase 10 anos depois, o mundo inteiro observa a iminente explosão da primeira Guerra do Golfo.
Em meio ao cerco da coalizão ao Iraque, um agente da CIA descobre que um coronel iraquiano está tentando contrabandear algo escavado dos destroços da usina nucelar destruída e desertar do Exército de Saddam Hussein.
Ao mesmo tempo, o grupo de brasileiros que haviam trabalhado naquela mesma usina arrisca todas as suas fichas no caminho inverso que todas as delegações estrangeiras estão fazendo no Iraque - enquanto todos querem sair, eles querem entrar.
Este é o ponto de partida de Souvenir Iraquiano, romance de espionagem publicado em 2005.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Informação e apuração - verdade e mentira na imprensa/internet

O jornalista Bob Woodward tornou-se mundialmente conhecido por ter participado da investigação que revelou o Escândalo de Watergate. O caso, no qual trabalhou em parceria com o colega Carl Bernstein, provocou a renúncia do presidente Richard Nixon, no distante ano de 1974.
Woodward escreveu um livro chamado Veil, as Guerras Secretas da CIA, que aborda uma época conturbada da agência de inteligência norte-americana, no período de 1981 a 87, sob o comando de William Casey.

Em um determinado trecho, o livro narra um momento em que o então presidente Ronald Reagan pede um relatório a Casey, com informações sobre ações terroristas espalhadas pelo globo. Casey aciona uma equipe da agência para produzir o material.
Quando pronto, o relatório é avaliado por Casey e outras pessoas, antes de ser levado para Reagan.
Infelizmente, o trabalho tem que ser refeito.
Várias pessoas na sala de Casey ficam surpresas. "Qual seria o motivo?"
Parte da pesquisa havia sido baseada em clipagem de jornais europeus com matérias sobre ações de grupos extremistas.
Acontece que muitas daquelas reportagens eram invenções da própria CIA plantadas na imprensa europeia. Logo, não poderiam ser levadas em conta em uma análise séria para ser jogada na mesa de Reagan.
E o trabalho teve que ser refeito.
Detalhe interessante da história: Não havia internet na época.
Culpar a internet pela desinformação. Os desinformantes são culpados pela desinformação.
E, no final das contas, levando em consideração o exemplo acima, cobrar de simples mortais apuração sobre informações que encontram na imprensa, na internet, ou onde quer que seja, às vezes pode ser pedir demais.
(Já pensou que esse exemplo pode não ser verdade?)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Idiota e o Prêmio Nobel

O idiota e prêmio Nobel. Um tem sua voz sacralizada pelo cânone, pelo peso inquestionável da reprodutibilidade aplicada na consagração e distribuição de suas ideias. O outro, por encontrar eco entre iguais (e até entre os não tão iguais assim). Se por um bom tempo o certo, o justo e o inquestionável era definido pela afirmação que ganhava o aval do fotolito e das rotativas (que raramente se movem para avalisar idiotas), hoje a velocidade e a ramificação digital oportunizam que o idiota consiga, em um dia - ou menos - espraiar seu ponto de vista a um número maior que a tiragem dos dois ou três maiores jornais do mundo juntos. Se um dia o jugo da cultura e do conhecimento dependentes de um ferramental técnico fora do alcance das massas (dos idiotas?) foi questionado, hoje, o que se pensa do efeito libertador da internet?
Que a libertação foi negativa?
Que ultrapassar as barreiras do dispendioso tangível condena a humanidade ao fracasso como civilização?
Nelson Rodrigues (tomo emprestada a citação) descreve a situação: “Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. Criou-se uma situação realmente trágica – ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina”.
Mas a situação pode ser descrita apenas como Eco e Nelson Rodrigues estabelecem? A ascensão do idiota não pode ser considerada a liberdade intelectual das massas, que enxerga não mais paradigmas naquilo que a inteligentsia definiu como digno de ser publicado ou avalisado?
Haveria um pouco de dor de cotovelo dos publicáveis quando viram que a sociedade está se libertando da prisão do “publicável”?
Tomemos o movimento artístico do início do século passado, a vanguarda, a arte moderna, estabelecendo que a arte burguesa não devia ser tomada como fôrma e limite da arte. Que TODOS tinham a arte em si e o direito de se expressar artisticamente não cabia apenas a elementos artistas profissionais. Daí veio o rabisco como arte….
Não vivemos um momento parecido? Não estamos exatamente questionando de quem é o direito de se afirmar pensador da civilização? Não estamos aqui movidos pela discussão sobre o idiota que se sente livre para “pensar” sem as definições do prêmio Nobel?
Voltando à Vanguarda artística, o movimento que quis democratizar e popularizar a arte acabou se elitizando novamente. Quando disseram que qualquer rabisco poderia ser arte, não estavam dizendo que apenas o rabisco DE ALGUNS valeria como arte.
Mas foi o que aconteceu.
E, por mais que os chamados idiotas tenham essa sensação, essa “embriaguez da onipotência numérica”, eles continuam presos à insignificância, pois não terão o “check”, o “visto”, o aval da intelligentsia.
Esta, pode ter se assustado, mas sua capacidade de se adaptar e voltar a impor suas limitações ao pensamento coletivo são infinitas.
Já estamos vendo isso acontecer.
Liberdade de expressão demais também dá trabalho.
É mais fácil quando tudo já vem julgado e empacotado para consumo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Espionagem, policial e suspense. Você escreveu um livro de algum desses gêneros?

Se a resposta é sim, conheça a Editora Texto Secreto.
O propósito da editora é unir autores estreantes para trabalhar promoção de uma forma mais intensa.
Isso porque não basta publicar e fazer um site.
É preciso divulgação, distribuição e todo um trabalho para mostrar que a produção nacional de romances policiais, de suspense e espionagem chegou para ficar.
Faça uma visita: www.textosecreto.com.br


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Texto Secreto: Policial, Suspense e Espionagem no mesmo lugar, de um mesmo lugar

O X da questão
Os gêneros de literatura Policial, Suspense e Espionagem são amados em todo o mundo. As tiragens são contadas em milhões de exemplares e cada vez mais títulos têm seus direitos vendidos para se transformarem em produções de cinema e televisão.
Nós mesmos, no Brasil, somos grandes consumidores desses gêneros.
No entanto, nossos autores estão longe das listas dos livros mais vendidos.
Isso não acontece porque produzimos poucos livros de tramas policiais, de suspense ou espionagem.
Isso acontece porque o leitor não consome a produção nacional desses gêneros.

Onde está o leitor?
Estudos mostram que boa parte do público que lê e assiste cinema e TV tem – de verdade – preconceito com a nossa produção.
Vários autores já tiveram que adotar pseudônimos estrangeiros e contar histórias passadas em outros países para poder emplacar seus livros.
Usando nomes “brasileiros” (dos autores e dos personagens), eles não têm sucesso, não têm leitores. Os autores sabem disso, os editores sabem disso, o mercado sabe disso.
Isso, bem devagar, está mudando.
Como acelerar esta mudança?

Como fazer este desvio?
O primeiro passo, a Editora Texto Secreto quer dar junto com você, que escreve nos gêneros Policial, Suspense e Espionagem: Aumentar nossa força através da união.
Muita gente já descobriu a facilidade de publicar um livro na atualidade.
Mas o problema não é apenas publicar.
E o problema não é, tão pouco, distribuir os livros.
O grande problema é fazer com que o público tenha seu interesse para seu livro.
E esta não é uma preocupação apenas sua.
Tenha certeza disso, você não está sozinho(a).

O sucesso é um desafio coletivo
Então vamos recapitular:
  1. os gêneros de suspense, policial e espionagem fazem sucesso no mundo todo, e o Brasil não fica de fora;
  2. estamos produzindo bastante nesses gêneros, mas sem grande reconhecimento;
  3. o mercado sabe que autores brasileiros muitas vezes precisaram usar pseudônimos estrangeiros para poder vender
  4. precisamos abrir o mercado para nossos autores.
O nosso sucesso, como autores e editores de suspense, policial e espionagem está na venda dos livros, de seus direitos para cinema, na expansão deste mercado.
Para vender, precisamos de notoriedade.
Em tempos de internet, muitos têm a impressão de que basta estar online para conseguir popularidade. Não é bem assim. Estar online é garantia de estar acessível. Não é garantia de mais nada.
A divulgação é este desafio coletivo.

A lógica da andorinha
O ditado é mais antigo do que andar para frente, mas funciona. No entanto, a Texto Secreto quer mostrar um modo eficiente de colocar isso em prática.
Um autor divulgar seu livro é algo muito óbvio. Mas não tem credibilidade.
O que vende livro é opinião. E quanto mais a gente acredita em quem dá a opinião sobre um livro, mais chance de comprarmos esse livro ou falarmos dele.
Quem faz esse papel no Brasil hoje em dia, na grande mídia, nos canais de comunicação de massa?
Talvez bem menos gente do que gostaríamos.
Precisamos preencher esse espaço.
A ideia de uma editora trabalhando exclusivamente nestes gêneros, reunindo dezenas e talvez centenas de autores brasileiros, é a base de nossa força. Uma editora construída por todos, conferindo credibilidade e força para cada livro publicado.

Vamos juntos encarar este desafio?