Olha, sinceramente, se tem um filme que possa concorrer ao próximo Oscar de filme falado em língua estrangeira, esse filme é o Tropa de Elite 2. Sobre o filme tem um punhado de posts aqui no blog discutindo a forma como ele trata o herói, etc, mas o interessante agora é ver o filme (e quero ver de novo no final de semana) sob a ótica do estrangeiro.
Tropa 2 requer a apreciação do primeiro filme para uma fruição perfeita da obra, mas isso não é fator determinante. Muita gente viu o primeiro depois de ter sido arrebatado pelo segundo, que é muito melhor.
O filme é um exemplar de gênero policial muito interessante e isso não é ofensa. Filme policial não é apenas Máquina Mortífera ou Desejo de Matar. Tem uma infinidade de vertentes diferentes do gênero policial, principalmente nos cinemas americanos e ingleses, mas tem muita coisa boa no cinema francês.
Nesse sentido, Tropa de Elite 2 é um filme do naipe daqueles que pega um gênero e estica para o lado que quer, até poder mexer com o público, provocando-o, mas ao mesmo tempo oferecer o conforto de fazê-lo fruir por um campo conhecido.
Isso não tem nada de mal. É muito bom, até. Isso é uma das coisas que garantiu os mais de 11 milhões de espectadores.
aqui uns links sobre o filme, já postados aqui no blog:
http://migre.me/5KoYN
http://migre.me/5KoZr
http://migre.me/5KoZY
http://migre.me/5Kp0i
http://migre.me/5Kp0F
http://migre.me/5Kp10
http://migre.me/5Kp1I
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário