Novo site

Aviso importante!

Meu blog mudou para um novo endereço: textosecteto.com.br.

#>>> CLIQUE AQUI <<<# e conheça o novo site!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O agente literário

Posso estar muito enganado, mas o que li sobre o trabalho do agente literário no mercado editorial norte americano sugere um profissional e marketeia, sim, o autor junto às editoras. É óbvio que ele não faz marketing do autor para o público. Ele é o elo do mercado entre o autor e as editoras, e quanto mais famoso o escritor, menor a porcentagem que ele recebe da obra, pois o autor pode viver sem ele. Por isso eles se agarram com contratos interessantes quando a relação entre ele e o escritor está mais vantajosa para ele (o agente), quando ele tem mais a oferecer.
Por isso o agente literário usa a experiência dele para desenvolver o autor, que é novato e está entrando no mercado naquele momento, desconhecendo muitas "regrinhas" do ramo.
Não raro agentes participam mesmo como editores e dão palpites na obra.
Onde estão esses agentes aqui no Brasil?

2 comentários:

  1. Claro que a função do agente literário é fazer o marketing do autor junto à editora, foi o que eu disse. Mas é uma faca de dois gumes, Robinson. No mercado anglo-saxão, tornou-se praticamente impossível publicar sem um agente literário e ele acaba por ser um atravessador entre o autor e o leitor, ditando o que pode e não pode ser levado às editoras.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil existe esse papel sim. Mas eles trabalham com gente que VENDE livro, melhorando a negociação do autor com a(s) editora(s).

    Jô Soares é um exemplo de "escritor" (aham) agenciado.

    ResponderExcluir